O Leite de Burra

O leite de burra é um bem raro e precioso.

As qualidades do leite de burra há muito que são reconhecidas. Sempre se ouviu dizer que Cleopatra (raínha da beleza) tomava banho em leite de burra. Ela queria conservar a sua beleza e elasticidade da sua pele. Para cada banho era preciso ordenhar cerca de 300 burras.

O que Cleopatra não sabia é porque é que o leite fazia tão bem à sua pele. Com efeito a sua composição, que é muito próxima do leite humano, é muito rico em nutrientes essenciais e oligo-elementos, como proteínas lácteas, Carité, Vitaminas, Cálcio e Minerais, pelo que apresenta propriedades restauradoras e renovadoras, aporta maior elasticidade e vitalidade, reflectindo-se com a sua utilização uma pele jovem e saudável.

Na alimentação, este leite foi desde sempre utilizado como leite de substituição. O doutor Parrot, responsável pelo Hospital des Enfants Assistés mandou publicar no boletim oficial de medicina em 1882 o seguinte: "As instalações onde estão as burras devem ser cuidadas, bem arejadas e limpas; devem comunicar com os dormitórios das crianças. As burras, bem tratadas, deixam os bebés alimentarem-se. A sua anatomia adapta-se bem à boca do bebé. A enfermeira senta-se ao lado da burra e pega no bebé, de vez em quando, pressiona ligeiramente para ajudar a saída do leite. As crianças mamam 5 vezes por dia e 2 vezes durante a noite. Uma burra pode alimentar 3 crianças de 5 meses."

As qualidades do leite de burra são também reconhecidas na área da medicina, já utilizado em terapêutica pelos Gregos e Romanos. Recentemente, um grupo de cientistas indianos atribuiu qualidades ao leite, entre as quais a de restabelecer o sistema imunitário humano. Realizaram um trabalho com o titulo "A cure from donkey´s milk? Immuno-stimulants in milk could provide cure for cancer, TB also." que foi publicado no Indian Jornal of Medical Sciences em Novembro de 1999.

Actualmente, de todas as utilizações, a mais usual é a da indústria cosmética, em que o leite é utilizado na composição de sabonetes, cremes para o rosto e corpo. É usual, ainda hoje em Itália, a utilização de leite de burra em diversos orfanatos como leite de substituição e em crianças com reacção à lactose.

 

 








  naturasin - Criação de Gado Asinino, Lda
www.naturasin.pt | geral@naturasin.pt